Vesalius

Você faz ideia o que seja Vesalius?

Esse nome vem de uma figura importante na ciência mundial. Andreas Vesalius foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”. Ele foi o autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543.
E O QUE ISSO TEM A VER COM O EMPREENDIMENTO?

João Brainer, médico pernambucano e participante do ProLíder 2021, sentiu na pele o que é ter de aprender anatomia na faculdade. A forma de aprendizado dentro das faculdades de medicina nem sempre são fáceis e engajantes. Os estudantes de cursos das áreas de ciências biológicas e saúde estudam anatomia em livros, e as práticas são feitas em cadáveres ou bonecos, que muitas vezes não representam a realidade além de apresentarem um grande nível de desgaste, tornando o aprendizado muito distante da realidade.

Hoje, oito em cada dez recém-formados em medicina não leem corretamente imagens médicas. Os custos de manutenção e substituição de peças anatômicas nas faculdades é alto, sem falar na deterioração desses materiais, que é bem grande. Além disso, os estudantes de medicina também têm um baixo nível de engajamento e aprendizado nas disciplinas relacionadas à anatomia.

Por isso, João decidiu inovar e utilizar a tecnologia a favor do aprendizado. E se houvesse uma ferramenta de realidade virtual, para que os estudantes de medicina conseguissem aprender anatomia através de uma simulação condizente com a realidade?

A Vesalius vem para apresentar essa nova forma de aprender anatomia. Ela é uma plataforma de anatomia virtual, focada em facilitar o aprendizado de anatomia clínica, que faz uso de utiliza realidade virtual para criar uma forma imersiva de aprendizado através de simulações. O objetivo deles é fornecer essa ferramenta para professores e estudantes dos cursos da área de saúde e ciências biológicas.

Com a utilização dessa ferramenta, é possível otimizar o aprendizado de anatomia, possibilitar a livre manipulação dos órgãos e tecidos, relacionar a teoria com as práticas clínicas e explorar com profundidade o ensino sobre patologias e exames. Essa ferramenta traz, com alto nível de detalhamento, um aprendizado que é essencial para a boa formação dos profissionais de saúde.

Além do benefício de ensino e formação dos profissionais, a utilização da Vesalius, pelas universidades, pode adicionalmente reduzir o custo de disciplinas essenciais aos cursos de saúde e ciências biológicas, nas Universidades públicas e privadas.
E O QUE A VESALIUS TROUXE PRA MESA?

A proposta da Vesalius é vender pacotes para as Universidades, com o software que, no seu Modelo Stardard, oferece a plataforma de realidade virtual com o ensino sobre a anatomia completa do sistema músculo-esquelético, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema endócrino, sistema gástrico, sistema circulatório e 5 casos clínicos.

Eles também terão a possibilidade de criar realidades diferentes, de acordo com as necessidades desenvolvidas por cada um dos clientes. Além disso, a equipe Vesalius irá fazer a recomendação de hardwares e estruturas mínimas para que a ferramenta funcione da melhor forma, que conta com um computador, uma televisão e um óculos de realidade virtual.João é médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante sua graduação, ele sempre se destacou, o que deu a ele a oportunidade de viajar para Oxford, na Inglaterra, e Cleveland, nos Estados Unidos, para aprender como grandes sistemas de saúde pública funcionam em outros países.

João já foi premiado com o Ascona Prize, por seus trabalhos e comprometimento com humanização e inovação na medicina e já atuou com pesquisa, na FioCruz, onde também foi premiado com o mérito pela Reunião Anual de Iniciação Científica, pela sua pesquisa em saúde pública.Com esse grande currículo, e toda sua trajetória, ele espera que a Vesalius realmente seja efetivada como uma ferramenta complementar para a formação de todos os profissionais de saúde no Brasil,  aumentando o nível e a qualidade das formações.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.