ToBlue

O tempo é uma moeda de valor inestimável. Muitos são os esforços para fazer com que a tecnologia otimize o tempo em muitas empresas, o que garante vantagem competitiva para elas, no entanto, em esferas públicas, é muito comum a tecnologia chegar a passos mais lentos, por ser um mercado mais burocrático e não competitivo, ou já fazer uso dela, sem que todos os envolvidos nos processos consigam usufruir, de forma eficaz, de tudo o que ela pode oferecer.

A ToBlue veio ajudar as prefeituras de todos os municípios brasileiros a otimizar seus processos e enxergar melhor os seus dados. A empresa tem como objetivo contribuir para a digitalização de organizações públicas e privadas, melhorando o rendimento, os processos, a operação e a tecnologia atualmente usada, com uma oferta de serviços diferenciada e adaptada à sua realidade. Mais de 10 empresas já confiaram na startup, e mais de 200.000 pessoas já usaram algumas das soluções propostas pela ToBlue.

A empresa tem três frentes principais: uma que busca atender grandes indústrias, uma para o agronegócio e uma para prefeituras. Cada uma delas tem uma maneira diferente de processar e integrar dados, para permitir a transformação digital dessas organizações.
FORNECIMENTO DE SERVIÇOS PARA PREFEITURAS: ANÁLISE DE DADOS PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO

A ToBlue já vem, há dois anos, prestando serviços de tecnologia para combate à Covid em algumas prefeituras do interior de Minas Gerais. Durante os projetos desenvolvidos para prefeituras de pequeno e médio porte (até 100.000 habitantes), ficou evidente que todas dispõem de inúmeros sistemas em uso que geram alto número de dados, porém, essa informação é muito pouco utilizada pelos gestores na tomada de decisões.

A gestão por indicadores visuais e claros permite que os gestores tomem decisões mais rápidas e assertivas na otimização de recursos. Além disso, o uso da gestão por meio de indicadores permite que falhas sejam identificadas antes que ações movidas pelo ministério público resultem em processos contra a administração municipal.

A ToBlue fornece uma plataforma de integração já configurada com o uso de dashboards de Business Intelligence com indicadores validados pela gestão municipal.
ESCALA PARA ATENDER MAIS E MELHOR

A ToBlue percebeu, ao longo dos anos em que vem trabalhando, que há problemas parecidos em cidades de porte semelhante. Especificamente, existem 523 municípios de Minas Gerais e São Paulo que têm menos de 100.000 habitantes e são o principal foco da empresa no momento. Segundo a ToBlue, cidades de porte similar podem ser atendidas com uso de plataformas e conectores padronizados, usando indicadores também padronizados.Esse processo significa um potencial de escala imenso para o time, que busca atacar estes dois Estados, primeiro para testar os seus conceitos e, depois, expandir para todo o Brasil.

A empresa já atende cinco prefeituras diferentes. Mais de 5.000 CNPJs e mais de 200.000 CPFs já utilizaram as suas soluções, que já desenvolveu mais de 25 painéis de Business Intelligence. Agora, Tiago Tozi, capixaba de nascença e participante ProLíder 2021, busca aumentar o tamanho da sua empresa para gerar impacto e permitir a transformação digital de diversas cidades no Brasil.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.