PLATAFORMA UNIVERSO SUSTENTÁVEL

Uma boa ideia, sozinha, é apenas uma ideia. Por melhor que seja, precisa minimamente ser estruturada e ter recursos suficientes para que se torne realidade. Isso serve tanto para esferas públicas quanto privadas. A falta de um desses elementos, ideia, estruturação e recursos, torna inviável qualquer projeto, por melhor e mais bem-intencionado que seja.

Não é difícil encontrar, na esfera pública, alguém que deseja fazer seu trabalho de forma séria dizer que tem a ideia, há recursos, mas a gestão não é boa ou, por exemplo, que existe a ideia e está muito bem estruturada, mas não há recursos disponíveis para colocar em prática. Isso torna o sistema lento, o desenvolvimento de qualquer setor quase inviável.

Diante desses obstáculos, a Plataforma Universo Sustentável vem para fechar essa brecha de falta de estruturação por meio de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da democratização real das oportunidades de crescimento para as OSCs de base, que muitas vezes têm disponível recursos, ideias, mas não tem pessoal capacitado ou uma gestão eficiente. A iniciativa promove formações “mão na massa” para melhoria da gestão dessas organizações, baseadas nas necessidades de cada uma.

De acordo com o IPEA, 77% das Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Brasil, são micro-organizações. Elas possuem dificuldades estruturais de gestão e, com frequência, essas dificuldades se tornam obstáculos de crescimento, porque a maioria esmagadora das instituições doadoras preferem financiar organizações já estruturadas, alimentando um ciclo vicioso.
A Plataforma busca resolver este problema por meio de um sistema que reúna tecnologias sociais e digitais. A plataforma Universo Sustentável quer:
• Formar as líderes das OSCs em habilidades de gestão;

• Acompanhar essas pessoas na implementação dessas habilidades nas organizações de base;

• Criar uma rede nacional de colaboração, compartilhamento de experiências e de conhecimentos que as fortalecerá.

Essas três ações promoverão o desenvolvimento de um ciclo virtuoso de prosperidade e sustentabilidade.

A disponibilização de uma trilha “mão na massa” possibilitará a formação de lideranças de OSCs em temas como agenda 2030, gestão de projetos, gestão financeira, gestão de voluntariado e temas jurídicos. A formação não é tudo; uma rede de apoio será criada para que as lideranças possam se conectar e realizar trocas, um espaço seguro onde podem falar de seus desafios e buscar ajuda mútua para suas iniciativas e, como não poderia faltar a nenhum projeto bem-estruturado, a criação de um processo de mensuração do impacto dessas organizações, para que consigam trazer mais parceiros.
SONHO GRANDE: TORNAR AS OSCS DO BRASIL MAIS SUSTENTÁVEIS

A Plataforma Universo Sustentável tem o sonho de permitir a transformação social por meio da territorialização dos ODS. Ela quer possibilitar a mensuração efetiva do impacto das OSCs de base. Para realizar esse sonho, Flora Fonseca e Hosana Gomes, participantes do ProLíder 2021, com experiência em gestão e em terceiro setor, juntaram-se para fundar essa iniciativa.

A baiana Flora traz, de sua trajetória em voluntariado, seu desejo de ser agente de mudanças onde estiver. Seu trabalho na área de educação, além de a ajudar a se desenvolver pessoal e profissionalmente, mantém essa chama acesa. No futuro, sonha com a diplomacia como forma de materializar seu sonho de um mundo melhor.

A pernambucana Hosana, vinda da periferia, teve uma visão de mundo diferente, de como a vida acontece de verdade. A escola onde fez o ensino médio foi o lugar onde aprendeu sobre sua identidade. Por ser um modelo de escola voltado para desenvolvimento pessoal, foi o lugar onde ouviu, pela primeira vez, qual seria o sonho dela, o que a levou a refletir sobre quem é, suas qualidades e defeitos, como estabelecer metas e o que fazer para alcançá-las. Nos Estados Unidos, onde fez intercâmbio, enfrentou racismo, sofreu muito bullying em uma escola pública. Hoje se dedica, como Flora, a ser agente de mudança onde estiver.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.