Movimento Democratizou

Na era da informação, especialmente em ano eleitoral, a disseminação de falsas informações é tão grande que pessoas que trabalham seriamente têm um trabalho hercúleo para fazer circular informações corretas, difundir conhecimento de valor. É um trabalho muito árduo frente a inúmeras tentativas de desacreditar pessoas, plantar dúvidas, incertezas e minar a confiança do povo.

Essa queda de braço tem contribuído para uma desvalorização paulatina da democracia no Brasil, especialmente entre jovens. O Movimento Democratizou é um movimento ativista juvenil, sem vínculos partidários e global, que tem como objetivo fomentar a educação pela democracia de jovens para jovens. A ideia é virar esse jogo em favor da democracia.

O movimento é idealizado por Luana Prado, ProLíder 2021, jovem sergipana de 18 anos que sonha com um dia em que a juventude brasileira voltará a se organizar em prol da democracia nacional. Segundo pesquisa da Universidade de Cambridge, devido às fake news e à ascensão de movimentos extremistas, o apoio da juventude à democracia vem caindo muito rapidamente, com uma situação especialmente alarmante na América Latina.

Por isso, o Movimento Democratizou produz aulas, eventos, debates, textos e e-books para fornecer conhecimento político para jovens. A organização se iniciou no Brasil e começou a dar os seus primeiros passos em outros países.
MOVIMENTO DE JOVENS PARA JOVENS

Já foram promovidos cerca de 60 debates, 50 aulas, 40 eventos e 40 textos produzidos por jovens, para jovens. Mais de 100 embaixadores se dividem por todos os estados do Brasil, e 10 clubes internacionais do movimento estão em formação na América Latina. Ao todo, mais de 150.000 pessoas já foram impactadas pelo Movimento Democratizou, que começou com o sonho de uma jovem de 18 anos a qual, ao participar de uma passeata em prol da democracia, descobriu-se nesse meio, entendendo que pode ser protagonista na luta pela difusão de informações.

Mais do que simplesmente defender política, o Movimento Democratizou funciona como um marco inicial para quem deseja começar a entender um pouco mais sobre o mundo da política, mostrando o bê-a-bá da democracia, pois são abordados inúmeros assuntos, desde conceitos básicos, como o que é democracia, aspectos da Constituição Brasileira, passando por discussões sobre arte e política, promovendo engajamento com seu público-alvo de maneira leve.

Ganhando cada vez mais espaço no cenário político, em 2021, o movimento foi selecionado para palestrar no Youth SDG Summit, um encontro de líderes diversos promovido pelo Unite 2030, uma iniciativa parceira da ONU. Os eventos, materiais e debates são realizados pelos embaixadores, que possuem independência criativa. A organização se inspira em diversos outros movimentos jovens para poder espalhar a sua palavra e a sua mensagem utilizando o mínimo de recursos possível e movimentando o maior número possível de jovens.
SONHO: ULTRAPASSAR BARREIRAS BRASILEIRAS

Luana sonha com o dia em que o Movimento Democratizou será uma ponte para o diálogo entre jovens de diferentes países. Este sonho está, cada dia mais, tornando-se realidade. 10 clubes do Democratizou estão em processo de formação fora do Brasil, permitindo que discussões democráticas atravessem nações e unam jovens de toda a América Latina.

Esse sonho começou com uma jovem e é totalmente mobilizado por pessoas que estão iniciando as suas vidas, mas que são politicamente engajadas e buscam contribuir para o futuro dos países em que vivem. Essa rede é a base da luta por uma juventude mais engajada, para combater notícias falsas e formar uma nova geração de cidadãos políticos.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.