i-Lumina

Desde o uso de lamparinas, muita coisa mudou, mas, em meio a tantas revoluções que permearam nossa história, o que há de muito diferente no momento em que estamos vivendo é que iluminar não é mais a única preocupação das empresas e nem dos consumidores.

A consciência de que o planeta precisa ser sustentável emerge com mais força em um contexto de tecnologia bastante avançada. O impensável durante anos não só aconteceu como está se tornando cada vez mais comum: a energia do sol não está apenas renovando nossas forças e nos aquecendo; também está trazendo luz para nossas casas e empresas, gerando uma grande economia para quem adere a esse sistema, além de impedir que toneladas de gás carbônico sejam lançadas no meio ambiente. O bolso do consumidor e o planeta agradecem à nova tecnologia pelas vantagens dessa solução, que tem se tornado ganhado cada vez mais espaço.

A necessidade de investimento em energias renováveis tem aberto portas para novas empresas e novas formas de consumir luz. Devido ao alto índice de incidência solar, o Brasil é uma grande potência no setor, embora o setor ainda ocupe uma fatia de 2,5% de toda a matriz elétrica brasileira (Associação Brasileira de Energia Solar - ABSOLAR, 2022). Tendo atingido, em 2020, 4 GW de capacidade instalada de geração distribuída solar fotovoltaica (ABSOLAR, 2020), o setor ainda tem muito a crescer. A i-Lumina surge para disseminar a cultura de energia solar e atender às demandas no país.

É nesse cenário que Gustavo, participante do ProLíder 2021, decidiu entrar para esse mercado, fornecendo a instalação de projetos elétricos para residências. Mais de 20 famílias já foram impactadas, gerando uma economia anual somada de R$ 120.000,00 para todos os clientes já atendidos.


ENERGIA SOLAR PARA DIMINUIR A MUDANÇA CLIMÁTICA


Como cidadãos, nosso pensamento hoje precisa ser: qual é a minha parte na mudança climática? Em um problema de dimensões planetárias, uma única ação pode apenas parecer inócua, mas pessoas sábias nunca desprezam pequenos começos ou pequenas ações. São elas que, somadas a muitas outras, geram grandes mudanças.

Esse problema não deve ser encarado somente a partir de uma lente micro. É preciso expandir os horizontes e também olhar de fora: a cada ano que passa, a mudança climática se torna uma realidade mais sombria e assustadora. É por isso que se torna urgente a disseminação e o incentivo de formas mais sustentáveis de se produzir energia.

Gustavo decidiu fazer sua parte colocando a mão na massa. 142 toneladas de gás carbônico deixaram de ser lançadas na atmosfera por conta dos atendimentos feitos até o momento pela i-Lumina. Seu trabalho tem gerado benefícios para as famílias atendidas e para o meio ambiente.

DE ONDE VEM A ENERGIA DA i-LUMINA

Diante do fato de que a energia hídrica reina quase absoluta no mercado, oferecer energia solar é um trabalho árduo para verdadeiros desbravadores. É necessário muita força, foco e estratégia para se manter; não é um lugar para amadores. Para entrar nesse mercado, também é importante entender a sua estrutura e como rompê-lo.

Tirar do papel um sonho, como o de atuar no mercado de energia solar, exige uma equipe experiente e disposta a explorar novos caminhos. Gustavo aprendeu a ser assim desde criança. Um único professor partiu para a ação, plantando uma semente na escola onde ele estudava. Essa semente foi um convite para estudar na melhor escola técnica de onde morava, a da Unicamp. A semente caiu em solo fértil, cresceu e está dando frutos até hoje. Até então, ele era apenas um garoto que gostava de estudar, sem grandes objetivos, mas que foi orientado, não apenas por esse professor; outras pessoas contribuíram positivamente para sua trajetória, que o levou aonde está.

Nunca foi sorte. Partindo do princípio que movimento gera movimento, Gustavo sempre foi a pessoa a dar o primeiro passo, atraindo pessoas que souberam valorizar seu esforço e se movimentaram com ele para ajudá-lo a avançar para a próxima etapa. Foram pessoas com propósito que, com sua única ação, impactaram a vida dele, que hoje influencia várias famílias, gerando resultados para o planeta…pequenos começos gerando grandes resultados.

Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez parte da sua graduação na França, completou cursos de especialização de energia solar, dá aulas em cursos da área na mesma universidade em que se formou e, há anos, atua em uma empresa de projetos elétricos e de sustentabilidade. A i-Lumina é mais uma fase dentro da sua trajetória para revolucionar o mercado de energia solar no Brasil.

Por isso, o time também planeja, no futuro, ser uma plataforma multilateral para o fornecimento completo de sistemas de energia solar. Além de atuar na instalação de equipamentos, a i-Lumina pretende operar na distribuição de equipamentos, venda, gerenciamento e treinamento, abraçando todas as pontas do mercado.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.