DESENVOLVE: Grandes passos no desenvolvimento de pequenos negócios

O mundo está em constante evolução, então, o conhecimento que era inédito há 10 anos hoje pode estar obsoleto. Para quem deseja se manter de pé no mercado de trabalho, é crucial estar o tempo todo atualizado. As grandes corporações não só já sabem disso como faz parte de sua cultura investir em conhecimento.Em um país no qual 72% dos empregos são gerados por pequenas e médias empresas (de acordo com o Sebrae), há uma demanda muito grande por capacitação. Não importa se a empresa oferece serviços ou produtos, o fato é que todas precisam de uma boa estratégia de vendas e de um vendedor para tornar realidade o que está no papel, além de outras habilidades como relações interpessoais, capacitação em tecnologia. A Desenvolve vem para preencher essa lacuna nas empresas.

Como essas habilidades não são disponibilizadas em cursos de graduação e técnicos convencionais, de forma prática, vê-se, diante disso, uma grande oportunidade de as organizações buscarem essas formações em cursos livres ou treinamentos internos, preparando melhor os profissionais para a vida real. Geralmente, as grandes organizações já possuem uma equipe especializada para essas formações práticas ou trabalham com outras empresas que fornecem serviços de treinamento corporativo, sanando esse problema.

O fato de a infraestrutura de um pequeno ou médio negócio não favorecer esse tipo de investimento faz com que entrem em um loop difícil de sair. Com um olhar mais voltado para essas empresas que não dispõem dessa infraestrutura, a Desenvolve oferece solução a esse problema. Uma organização que nasce para as empresas e para as pessoas que fazem a empresa. Eles buscam trazer uma cultura corporativa e de valorização dos colaboradores por meio da oportunidade de formação.

Dessa forma, a Desenvolve atua no desenvolvimento e aprimoramento das pequenas e médias empresas brasileiras, preparando-as para o crescer e oferecer seus produtos e serviços de forma mais competente para um número maior de pessoas. Seus treinamentos têm como objetivo explorar, ao máximo, o potencial de cada um dos colaboradores, organizando e trazendo clareza para os processos que, muitas vezes, não estão muito claros em empresas menores.

Eles funcionam como uma escola, que desenvolve funcionários e líderes das médias empresas por meio de programas e cursos, com uso de metodologias dinâmicas, próximas e ativas.
E COMO COMEÇAR A SE DESENVOLVER?

A necessidade capacitar colaboradores para a área de vendas, em algumas médias empresas, foi o combustível para elaborar o MVP da Desenvolve e, para resolver essa questão, foi criado o Programa Colaborador do Futuro: Princípios de Vendas e Cultura Corporativa. Esse MVP foi oferecido para 5 empresas, com uma faixa etária maior, entre 22 e 29 anos e, na sua maioria, apenas com o ensino médio completo.

A Desenvolve enxerga no mundo digital a possibilidade de escalar os seus serviços, conseguindo sempre oferecer algo personalizado para a realidade de cada uma das suas empresas clientes. Eles entenderam que o meio digital permite um custo menor e a replicação dos produtos de maneira escalável.

Dessa forma, eles conseguem entrar no mercado com um ticket médio menor do que os seus concorrentes. O objetivo é começar com a venda B2B, mas, a longo prazo, expandir a rede e a marca para oferecer também treinamentos a pessoas individuais, entrando no mercado B2C.
QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO JUNTO COM A GENTE?

O time da Desenvolve conta com quem já passou pelo problema que eles estão resolvendo, o que traz uma maior capacidade de criar soluções plausíveis.

Felipe Cavalcante, natural de Goiânia, é um empreendedor, e já fundou um cursinho, chegando a ter contato com mais de 1.200 alunos ao longo de dois anos. Além disso, Felipe também atua em um negócio de família, no ramo de moda, que já chegou a  faturar mais de R$2 milhões em um ano, alcançando a marca de mais de 100 mil seguidores nas mídias sociais. Junto com a experiência empreendedora, Felipe também já teve algumas experiências de estágio em órgãos públicos, como INSS e Tribunal Regional do Trabalho.

O time também conta com Lorena, uma psicóloga cearense com muitas experiências de liderança ao redor do mundo. Ela já atuou em trabalhos com jovens em mais de 20 países, sendo uma das grandes referências de liderança em uma das maiores organizações de jovens do mundo, a Aiesec.

E, completando o time de peso, temos Renato Zamboni, um jovem paulista de apenas 17 anos que é apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ele cursa o ensino médio junto com um técnico em informática e um técnico em administração. Além disso tudo, faz estágio em uma empresa, atuando com atendimento ao consumidor, e participa de outros programas no Brasil e no exterior.

SIGA A DESENVOLVE NO INSTAGRAM

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.