beSafe: Salve vidas você também com a beSafe

Não tem preço sentir-se seguro e saber que nossas crianças também estão. Quando as deixamos na escola, a sensação de dever cumprido se alia ao conforto inconsciente de imaginar que elas estão seguras quando passam do portão para dentro.

Não é comum pensar que algumas situações de risco podem acontecer nesse ambiente, e que o corpo de funcionários pode simplesmente não estar preparado para dar suporte, por não conhecer manobras básicas de primeiros socorros. Apesar disso, a realidade é que culturalmente, as escolas não têm a preocupação com esse tipo de situação, mas, saber apenas onde e como pressionar determinada região no corpo de quem está em risco pode evitar uma tragédia.

Lucas Begalli, um menino de 10 anos, tinha um futuro brilhante pela frente, mas a sua vida foi interrompida por um acidente que poderia ter sido evitado. Em uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu. Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros.

Esse incidente trágico fez a sociedade civil se mobilizar e, em 2019, o poder público criou a Lei Lucas, válida para todo o país, desde 2019, que exige a capacitação anual em primeiros socorros para, ao menos, dois terços de colaboradores de escolas e centros de recreação infantil.

Além dessa lei, as escolas brasileiras têm, ainda, uma outra importante mudança de cenário: o Novo Ensino Médio, válido para todos o país a partir de 2022, determina que 40% da carga horária deste período letivo seja composta por itinerários formativos, com a oferta de disciplinas eletivas.

Nesse contexto, foi criada a BeSafe, uma plataforma de ensino em saúde e primeiros socorros com eletivas para o Novo Ensino Médio, certificadora de escolas e centros de recreação infantil para a Lei Lucas, com um aplicativo de educação e tecnologia que salva vidas.

‍A empresa foi criada por médicos e desenvolvedores apaixonados por saúde e educação, a partir de projetos sociais universitários de capacitação em saúde voltados a comunidades fragilizadas no Rio de Janeiro.

Movidos pela paixão de cuidar de pessoas, com mais de 7.000 delas impactadas em projetos sociais de ensino de primeiros socorros nas comunidades do Rio de Janeiro, credenciados oficialmente pela pró-reitoria de extensão universitária da UFRJ, o time BeSafe tem a missão de levar esse conhecimento para todo o país e salvar milhares de vidas.
“Com que tipo de informação eu consigo atuar, de um dia para o outro, ou no mesmo dia, para conseguir reduzir meu consumo de energia? Então, hoje, a nossa plataforma mostra dados em tempo real [...], provê informações para tomada de decisão, coisa que uma conta de energia não faz, e só te mostra informação mês a mês, então você não consegue tomar decisões.”
SAÚDE NAS ESCOLAS: A MISSÃO DA BESAFE
Diante desse novo cenário educacional, a BeSafe se propõe a ser a melhor amiga das escolas e famílias na missão de educar crianças saudáveis, tornando os ambientes infantis mais seguros e disseminando informações que salvam vidas. O ecossistema completo de soluções da BeSafe compreende:
  Certificação de escolas e centros de recreação infantil para a Lei Lucas, oferecendo capacitação teórica e prática em primeiros socorros a profissionais que lidam com crianças no dia a dia;
Plataforma de ensino digital com disciplinas eletivas para o Novo Ensino Médio, envolvendo temas de saúde, como primeiros socorros, fisiologia e cuidados gerais com a saúde, educação sexual, uso de drogas, carreiras na área de saúde, entre outros; e
App e software de gestão escolar integrados, com prevenção e vigilância em saúde automatizada, oferecendo, às famílias e escolas, um canal de comunicação e monitoramento da saúde da criança, com a centralização de informações, como histórico médico, doenças crônicas, alergias, cartão de vacinação, chamada de ajuda para urgências e emergências etc.

SAÚDE NAS ESCOLAS: A MISSÃO DA BESAFE
A BeSafe já realiza projetos de ensino de primeiros socorros desde 2017 e, desde então, vem crescendo e atingindo um número cada vez maior de pessoas. Mais de 7.000 pessoas já foram impactadas por suas aulas e receberam capacitação em primeiros socorros.

Essa energia toda vem de pessoas comprometidas com a saúde e que transformaram esse amor em profissão.

Você já conheceu alguma criança que inventa motivo para ir ao médico? O CEO e fundador, Rafael Kader, participante do ProLíder 2021, foi essa criança. Desde pequeno já era fascinado pelo ambiente hospitalar. Como sempre foi  um grande amigo para os que os rodeiam, sempre cercando cada um de cuidados, viu na medicina a união das suas duas paixões, que são o ambiente hospitalar e o cuidado com pessoas. Sua veia empreendedora veio de seu pai, de origem árabe. Atualmente, ele é doutorando em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2019, Rafael e uma equipe de médicos e empreendedores tornaram a BeSafe uma das referências no seu mercado dentro do Brasil. No ProLíder, Rafael se juntou à Gabriela Cardozo, participante do programa com grande experiência em consultorias, para refinar o modelo de negócio da organização e sonhar grande.

É com esse time e com a vontade de revolucionar o ensino de saúde no Brasil que Rafael e Gabriela trouxeram a BeSafe para o ProLíder. E é só o começo!

Entenda melhor como funciona o trabalho da BeSafe
Conheça a BeSafe

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.